O que é bioarquitetura ?

O que é bioarquitetura ?1d6908eeb8343a03013a6608cec07d0a

 

O conceito de Bioarquitetura, procura nas edificações o respeito à vida e ao meio ambiente, partilhando dos ideais de uma sociedade sustentável e saudável, preservando a vida do planeta em seus diversos ecossistemas. A compreensão de que a dinâmica da vida esta relacionada com o contexto que vai da sociabilidade, do consumo, dos avanços tecnológicos, do crescimento desordenado das cidades e da falta de profissionais sensíveis ao processo de construção quer seja em obras públicas ou particulares, que comprometem o nosso meio ambiente.

A Bioarquitetura é uma ciência comprometida com o desenvolvimento global, onde todos os processos de sua cadeia de produção são cuidadosamente analisados. De modo interdisciplinar, a evolução dessa ciência caminha de mãos dadas e colabora com o progresso de outras áreas, sejam elas sociais, econômicas, culturais, educacionais e ambientais.

Segundo o relatório da WWF (World Wildlife Fund), divulgado em Genebra no dia 10 de julho de 2002, o consumo de recursos naturais já supera em 20% por ano a capacidade do planeta de regenerá-los. Já não há como ignorar a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para a construção civil, atualmente responsável pelo consumo de 15% a 50% dos recursos naturais do mundo. Cerca de 2/3 da madeira natural extraída é consumida pela construção civil, sendo que a maioria das florestas não recebe manejamento adequado. Outras matérias primas, a exemplo do cobre e zinco, têm reservas mapeadas escassas, suficientes apenas para 60 anos. Além disto, a produção de materiais de construção também gera poluição atmosférica.

A indústria do cimento responde por cerca de 7% da emissão anual de gás carbônico (CO2) na atmosfera (3º maior no setor industrial). Na produção de cada tonelada de cimento (200 sacos) são lançadas 0,6 tonelada de CO2 no ar. Somente o Brasil, com uma produção anual de 38 milhões de toneladas de cimento Portland (comum) libera para a atmosfera aproximadamente 22,8 milhões de toneladas/ano de gás carbônico. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares.

Certamente a construção civil é o maior gerador de resíduos de toda a sociedade. Só em São Paulo, o volume de entulho gerado é de 2500 caminhões por dia (o dobro do lixo sólido urbano), sendo que a maioria destes resíduos é depositada em aterros clandestinos que acabam por obstruir córregos e drenagens, colaborando em enchentes, favorecendo a proliferação de mosquitos e outros vetores, a degradação das edificações e estruturas urbanas etc, levando boa parte das prefeituras a gastarem grande quantidade de recursos públicos na sua retirada e em atuações emergenciais nas enchentes.

A Bioarquitetura engloba as construções ecológicas, as construções sustentáveis e bioclimáticas (adaptadas ao clima) e, para além disto, engloba as diversas expressões artísticas e culturais inspiradas não só na beleza das formas e ritmos da natureza, como também na milenar sabedoria construtiva dos povos orientais e ocidentais. Por sua vez, ao optar pela utilização de uma técnica e um material construtivo, considera não apenas seus aspectos técnicos e estéticos finais, mas analisa toda a cadeia produtiva ao qual perpassam, desde a extração e manejo da matéria-prima até as distâncias percorridas em seu trajeto, os processos de transformação e incorporação de substâncias e, para além disto, a durabilidade, degradação e sua reintegração à natureza. Analisando o ciclo de vida dos materiais, obtêm-se dados sobre os impactos que causam à natureza e à saúde humana, sendo possível tomar decisões conscientes e comprometidas com o meio-ambiente e com as gerações atuais e futuras. Ainda dentro dos parâmetros de sustentabilidade, a Bioarquitetura tem como princípios o aproveitamento passivo dos recursos naturais (iluminação natural, ventilação e microclimas) e a obtenção da eficiência energética do edifício.

Não dá para impedir o progresso nas cidades, mas se tivermos uma postura de aplicar o conceito de bioarquitetura nas pequenas edificações publicas ou privadas, estaremos dando um passo para uma melhora de qualidade de vida para todos.

O que é bioarquitetura ?

.