COLÉGIO DE ARQUITETOS

O CDA – Colégio de Arquitetos entidade sem fins lucrativos vem desde 2008 promovendo atividades que visam à valorização do profissional Arquiteto e Urbanista. Com vários cursos ligados ao mercado de trabalho, onde se destaca o pioneirismo do CEA – Curso de Capacitação de Estagiários de Arquitetura com 95% dos alunos dentro do mercado de trabalho.

O CDA não representa e nem responde pelos profissionais da área da arquitetura e urbanismo, sendo a sua área de ação e objetivo principal a qualidade de serviço oferecido para a sociedade pelos profissionais e para isto promove cursos de atualizações e capacitações de várias atividades que muitas vezes não são oferecidas no curso de graduação e para os profissionais a oportunidade da atualização das ferramentas digitais que agilizam o processo de produção.

A partir de Setembro de 2018 o CDA passa a oferecer cursos para profissionais que tenham registros no CAU ou CREA, reservando o direito de solicitar comprovação. Para os estudantes o CDA esta criando um fundo monetário para que possa oferecer gratuitamente todos os cursos. A escolha dos alunos se faz por meio de processo de seleção e pontuação dentro do CDA. O objetivo é favorecer alunos interessados com os aprendizados da arquitetura, independente da Instituição de Ensino ou condição social.

O CDA é o mantenedor do CECAP – Centro Cultural Antonio do Pinhal que mantem as atividades das artes e culturas, como saraus, dança de salão, exposições de quadros e esculturas de artistas da região, promovendo e divulgando para a sociedade. O CECAP foi considerado pelo Secretário de Cultura da cidade de Mogi das Cruzes, como Território Cultural da cidade.

SELO DE QUALIDADE

O CDA entra a partir de 2019 na implantação de Selo de Qualidade que leve a marca CDA, visando à sustentabilidade e ecoeficiencia. Não querendo competir com os selos existentes que já vem com critérios internacionais que dificultam o acesso em grande parcela dos produtores de arquitetura brasileiro.

O Selo de qualidade do CDA esta sendo construído há 10 anos, onde as fases são:

Estágio 01 – Melhora no repertório e qualidade nas apresentações dos projetos.

Neste estágio são desenvolvidas atividades variadas tais como: Cursos com aplicação prática no mercado de trabalho, Exposição de trabalhos de profissionais, por meio de Mostra da Produção de arquitetos diversos, Revista com Artigos focando orientação para o profissional e para o consumidor sobre a importância do arquiteto, Artigos Técnicos, Encontro de profissionais focando o mercado de trabalho, Visitas Técnicas Arquitetônicas, Palestras em Universidades e Cursos de Arquitetura, e outras atividades objetivando melhora no nível de conhecimentos e apresentação de projetos e dos serviços inerentes a profissão.

Estágio 02 – Equalização dos serviços

Será estabelecido um critério mínimo de qualidade nas apresentações dos projetos, onde os profissionais serão classificados de acordo com o nível estabelecido por comissão de notáveis da área da arquitetura.

Estágio 03 – Parcerias

Mediante a equalização de profissionais por nível de qualidade, o Colégio de Arquitetos, estimulará entre profissionais de mesmo nível de qualidade, por meio de parcerias entre eles para possam desenvolver projetos que venham futuramente obter o Selo de Qualidade do Colégio de Arquitetos.

Estágio 04 – Criação do Selo de Qualidade

O Selo de Qualidade será um instrumento construído pelos profissionais do mercado, visando a ecoeficiencia e sustentabilidade das obras arquitetônicas, onde a sua criação será objeto de debates entre os segmentos da sociedade, entidades representativas da classe, como IABs, CREAs, Sindicatos, ASBEA, ABEA e outros, para estabelecer os critérios de avaliação para a obtenção do Selo.

Estágio 05 – Formação de Auditores

Depois de estabelecido o Selo de Qualidade, o Colégio de Arquitetos fará formação dos auditores que acompanharão todo o processo de solicitação do Selo, bem como as avaliações que serão feitas ao longo da obra, para por meio de pontuação para certificar se a obra poderá obter o Selo de Qualidade do Colégio de Arquitetos.

Estágio 06 – Implantação do Selo de Qualidade

Será apresentado para a sociedade o Selo de Qualidade e todas as regras para quem quiser obter este instrumento que é a garantia de que o projeto e a obra foram executados dentro dos padrões de qualidades estabelecidos e que a ecoeficiencia e a sustentabilidade foram respeitadas.

O trabalho de implantação de um Selo de Qualidade é um trabalho construído com a participação dos profissionais e entidades representativas. Todas as parcerias serão bem vindas, visando sempre à atualização, capacitação e valorização do profissional Arquiteto.

17 comentários em “Quem Somos”

1. Nossos cursos são de atualizações e capacitações. Temos muitos alunos que trabalham na área e que não estão frequentando nenhum curso superior profissional.

1. Olá Cleia,
      No momento nossos cursos são presenciais em Mogi das Cruzes SP, estamos trabalhando para futuramente oferecer cursos online.
      Att,

2. Bom Dia,
    Gostaria de saber o endereço do colégio de arquitetos em São Paulo, na Av. Paulista e quais os cursos oferecidos lá.
    obrigada

1. Olá, no momento estamos ministrando cursos somente em nossa Sede em Mogi das Cruzes, assim que tivermos previsão de cursos na Av. Paulista entraremos em contato para avisá-la. Agradecemos seu contato.

3. Bom dia, queremos convidar você e todos os arquitetos da faculdade de arquitetos para o evento de abertura da loja BoConcept San Pablo. O evento é terça-feira, 26 de novembro às 19:00 na Alameda Gabriel Monteiro da Silva 1442