Ficha Técnica
Arquitetos: BIG
Localização: Taiwan – China
Arquitetos Responsáveis: Bjarke Ingels, Jakob Lange
Diretor De Projeto: André Schmidt
Arquiteto Do Projeto: Cat Huang
Colaboradores: RJ Wu, Arup, Glessner Group
Área: 120.000 m²
Ano Do Projeto: 2009
Conceito
O projeto sugere um conceito de moradia saudável, buscando através da arquitetura, encorajar um estilo de vida ativo para os moradores do complexo; fortalecendo a relação do bem estar humano, com o espaço construído.
Os conceitos que direcionam a busca por uma moradia saudável surgem na sociedade contemporânea entremeados com movimentos científicos e intelectuais fundamentados em novas formas de pensamento, conduzidos pelo principal objetivo: a qualidade biológica na integração dos diferentes mecanismos da natureza. O homem, além de se apresentar como elemento principal deste mecanismo, é dependente direto da harmonia biológica ambiental que o cerca e alimenta suas necessidades físicas e mentais.
Resenha
Conhecido pelas formas nada convencionais e construções inovadoras, o escritório global BIG – Bjarke Ingels Group revelou mais um projeto que reforça a sua ousadia na arquitetura. Trata-se do complexo residencial Hualien Residences, localizado num balneário em Taiwan – China, formado por uma paisagem de faixas sinuosas e verdes que remetem a um terreno montanhoso.
Com ondulações figuradas em formas e alturas variadas, o projeto habitacional incorpora trajetos para caminhadas, espaços de contemplação e mirantes que contemplam de um lado vistas ao leste para o mar e uma cadeia de montanhas a oeste.
O complexo de 120 mil m2 comportará um programa composto por áreas comerciais e residenciais, inserido numa série de fitas verdes em toda a estrutura. As faixas estão dispostas de leste a oeste, emoldurando as melhores perspectivas, ao passo que também constituem um eficiente sistema de sombreamento.
O ofuscamento solar matinal (causado pelo sol baixo) e a insolação de final de tarde são facilmente bloqueados pelas faixas, ao passo que a luz favorável de norte e sul penetra nas unidades. Além disso, as coberturas verdes reduzem o ganho de calor e, combinadas com a implantação em faixas, compõem um masterplan energeticamente eficiente.
Previsto para ficar pronto em 2019, o projeto Hualien Residences é um dos finalistas do prêmio MIPIM 2014 por seu uso do design como um meio de encorajar um estilo de vida saudável e ativo para os moradores do complexo, na sua maioria composto por idosos.
Esse foi mais um dos Projetos apresentados no ALAC – Atelier Livre de Arquitetura Contemporânea. Um Curso gratuito que sempre está com inscrições abertas para estudantes e profissionais que buscam se atualizar.
Conheça: https://colegiodearquitetos.com.br/atelier-livre-de-arquitetura-contemporanea/