MAM – Museu de Arte de Mogi


MAM
MAM – Museu de Arte de Mogi

 

Ele já foi um dos edifícios mais moderno da cidade de Mogi das Cruzes, construído em 1964 onde ocupou a área de um antigo casarão que ficava na esquina em frente à Catedral Santana. Para os mogianos o edifício com 47 anos de idade faz parte da história da cidade.

O prédio era um ponto de encontro, pois até alguns anos atrás quando precisávamos fazer uma ligação interurbana, era o mais indicado ir a telefônica e lá sempre acabávamos encontrando algum conhecido.

Os equipamentos ocupavam o sub-solo e mais os andares de cima e a recepção ficava no térreo com suas cabinas telefonicas. Com o tempo e a expansão das linhas a central foi aos poucos ficando pequena e sem condições de ser ampliada, uma vez que ela se encontra dentro da área de preservação de Patrimônio estabelecida pela CONDEPHAT E IPHAN.

MAM

Com estas restrições aliando que, as tecnologias foram se transformando fazendo com que os equipamentos existentes tornassem obsoletos. O prédio passou a ser apenas administrativos com alguns telefones públicos e com espaços ociosos.

O Artista Plástico em Mogi

Por outro lado, existe uma luta de décadas pela valorização dos artistas plásticos na cidade de Mogi das Cruzes. A cidade que tem vários artistas plástico com trabalhos em vários salões, museus nacionais e internacionais, não privilegiam a classe. O  poder público não oferece e não tem um espaço adequado para as exposições.

“Arte e cultura não dão votos”

MAM

O que acontece na cidade de Mogi das Cruzes, cidade quatrocentona, com duas universidades e com um dos maiores potencial cultural da região é que a cada gestão de Secretário de Cultura sempre acabam investindo na cultura popular (dança, teatro, músicas) e acabam deixando os corredores, halls e espaços alternativos para que os artistas possam apresentar seus trabalhos.

No contato com os artistas plásticos e com a sociedade conforme esta comprovada pelas manifestações no facebook é que a cidade de Mogi das Cruzes precisa de um espaço para exposições de artes plásticas.

Quando propomos que o prédio da Telefônica seja o Museu da Arte de Mogi, o nosso MAM, com pinturas vermelhas para imitar mesmo o MASP, de uma maneira caricata tem o objetivo de abrir um dialogo com o Poder Público e a própria Empresa Telefônica, que ganhou muito dinheiro com os mogianos e que tem a obrigação social de colaborar com a proposta da transformação de uso do espaço.

MAMNão estamos preocupados se o espaço vai chamar MAM, ou Pinacoteca da Telefônica. O mais importante é que possamos ter um andar inteiro do edifício para um acervo dos principais artistas que já passaram pela cidade. Não devemos esquecer de Debret, Volpi, Chang e outros. Outro andar para as exposições temporais com artistas contemporâneos.

O edifico tem vocação para este destino, bastando assim o poder público e a Telefônica se manifestar para que se realize.

Pedimos para todos aqueles que desejam esta transformação, se manifestem de maneira positiva para que possamos alcançar os objetivos.

Todos os artistas plásticos da cidade agradecem.

.

2 comentários em “MAM – Museu de Arte de Mogi”

  1. Iniciativas que visem propagar e incentivar a preservação da memória e dar espaço para qualquer manifestação cultural são dígnas de todos os elogios… Bi-parabens Pinhal e demais “pais desta criança”.

Os comentários estão fechados.