Marina And Beach Towers
Ficha Técnica
Arquitetos: Oppenheim Architecture & Design
Localização: Emirados Árabes Unidos
Consultores: AREX Consultores
Arquiteto Paisagista: Green Concepts
Acústica: Cerami Associates
Engenharia Estrutural: Ysrael A. Seinuk (YAS
Cliente: Nakheel
Área: 2.648.850 SQF
Ano: 2012
Conceito
O conceito do projeto da MARINA AND BECAH TOWERS, é a sustentabilidade ambiental; tendo em vista o aproveitamento dos recursos naturais do terreno, e uma construção que provocasse pouco impacto.
A sustentabilidade, como conceito deste projeto contesta a idéia do edifício como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo, estreitamente ligado ao terreno, à sociedade, ao clima, à região e ao planeta. Se compromete a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem ser inviável economicamente.
Resenha
Este é um projeto de uso misto, que compreende uma marina e um edifício, desenvolvido pela Oppenheim Architecture e Design; e sugere uma fluidez que funde o céu e a água, conectando o ambiente construído e a paisagem natural.
Com base na leitura inicial do terreno, segundo a Oppenheim Architecture e Design, percebeu-se a oportunidade de maximizar a quantidade de unidades na praia. Então além das capacidades da torre normativa, o projeto abriu espaços para habitações residenciais, proporcionando as mais variadas experiências de vida.
A simbiose entre o edifício e a paisagem também resultou na abertura de um bazar de curadoria de varejo e experiências gastronómicas, ao longo da avenida.
Criado os tipos de unidades em um módulo padrão, foi possível desenvolver uma “tapeçaria” tecida na fachada através de deslocamento estratégico; uma superfície que responde a cada mudança sutil de luz, enquanto fornece proteção crítica do sol intenso. Além disso, o deslocamento das unidades dentro da torre oferece belas vistas e iluminação natural.
O edifício também permitiu a criação de um país das maravilhas, com um jardim botânico infundido com a luz ambiente.
Como mostrado no conceito do projeto, o foco na sustentabilidade em um abraço dos recursos naturais culminou na implantação de um modelo único de exploração do ambiente.
A própria forma de construção torna-se um dispositivo para atrair a brisa fresca aos espaços protegidos do sol, que faz referência ao tempo testado e a tradição regional de aproveitamento dos ventos.
Discretamente e de forma oportunista a estrutura incorpora painéis eólicos e solares para a geração de parte da energia requerida deste edifício.
Outros sistemas para o auto sustento completo, incluem vários métodos para a reutilização das vastas quantidades de água que fluem através do terreno.
A sustentabilidade está impregnada em todo o ciclo de vida, onde o planejamento inteligente oferece oportunidades inovadoras para energia e conservação de recursos, e ainda, iniciativas de desenvolvimento saudáveis onde ecologia e sustentabilidade permitem maior luxo sem culpa, e não autonegação.
Estou encantada com o projeto. Sou estudante de arquitetura, e fiquei curiosa sobre a estrutura do edifício. Poderia me dar mais informação sobre sua concepção e materiais?
Este edifício foi alvo de debate no ALAC – Atelier Livre de Arquitetura Contemporânea do CDA no final de 2016. Vamos tentar resgatar as informações e desdobramentos do debate e disponibilizaremos em nosso site. Obrigado pela visita.