O Croqui na Arquitetura

Paulo Pinhal

Sou de um tempo em que, para ingressar no Curso de Arquitetura e Urbanismo tínhamos uma prova de qualificação chamada de LA – Linguagem Arquitetônica, onde o aluno tinha que saber pelo menos se expressar graficamente suas ideias e se este aluno não passasse nesta prova, não poderia ingressar no curso de arquitetura. Por conta do grande número de Cursos de arquitetura no Estado de São Paulo, são poucas as instituições que ainda fazem esta prova.

O que percebemos é que a nova geração de arquitetos antenados nas ferramentas digitais e suas facilidades de encontrarem projetos e componentes prontos, fazem com que tenhamos uma geração de profissionais que produzem projetos genéricos. Não são todos profissionais, pois temos dentro deste universo de arquitetos, os que assimilaram o “Processo dos antigos” e fazem a diferença. O que vem a ser o “Processo dos antigos”?. Nada mais é do que criar e desenhar a mão um projeto no papel, ou seja, elaborar um croqui.

O Desenho é uma linguagem universal e nem sempre temos em mão um Tablet, Notebook ou um Computador, no entanto, quando expressamos graficamente as nossas idéias, conseguimos compartilhar com o cliente ou com a mão de obra executora o que deverá acontecer. Fica menor a distância do que projetamos para o que é executado.

Este ano de 2016, o CDA – Colégio de Arquitetos resolveu oferecer para os seus alunos e ex-alunos e evoluimos e hoje temos  o Curso de Croqui (clique aqui para conhecer), para que retomemos o Processo dos antigos, e que possamos explorar a nossa criatividade brasileira. A partir do croqui elaborado deixamos a liberdade de escolha da melhor ferramenta digital que o arquiteto quiser usar.

Rua Boa Vista, 117 – Centro – Mogi das Cruzes – SP
Tel. (11) 2819-3776 | (11) 4726-1336