Saúde nas Habitações

Paulo Pinhal

Uma em cada quatro pessoas doentes no mundo sofre de algum mal relacionado as questões ambientais, que poderiam ser perfeitamente evitadas, revelou um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Casa doente, família doente. Alguns fatores contribuem para uma habitação saudável: Insolação e Ventilação.

A falta de insolação nos ambientes, contribui para a proliferação de fungos, que muitas vezes sãos os causadores de infecções respiratórias e alérgicas. O ideal é que tenhamos o sol entrando em nossos ambientes por pelo menos 20 minutos diários.

O aproveitamento da insolação, pode ser a solução para uma construção saudável. Um projeto com uma boa implantação da edificação no terreno, melhora a qualidade ambiental da habitação.

Outro fator que contribui para as doenças respiratórias é a umidade existente dentro do ambiente. Obras mal executadas causando umidades no teto, paredes ou pelo chão, criando ambientes favoráveis a criação de fungos e bactérias, tornando em alguns casos ambientes insalubres. A maneira de combater a umidade é por meio da ventilação interna e impermeabilização correta. As implantações corretas das portas e janelas, proporcionam ventilação adequada para a edificação evitando a umidade.

A participação efetiva de um arquiteto com projetos completos podem fazer toda a diferença para ter um ambiente saudável. Existem cursos que o CDA Colégio de Arquitetos oferece, que simulam os ambientes antes de construídos.

Antes de construir, consulte um arquiteto que ele está capacitado para transformar qualquer habitação em um ambiente saudável.


Contato
Rua Boa Vista, 117 – Centro – Mogi das Cruzes – SP
Tel. (11) 2819-3776 | (11) 4726-1336
E-mail: [email protected]