Transformações domésticas

A Transformações domésticas

Paulo Pinhal
Estamos vivendo um período de transformações domésticas em todos os sentidos. As tecnologias disponíveis evoluem a cada dia, tornando obsoletos uma série de equipamentos que até alguns dias atrás eram imprescindíveis. Por exemplos temos o toca disco, o gravador de fitas, a máquina de escrever, o mimeografo, a televisão preto e branca, o tele game etc..

Dentro desta evolução veio a questão de economia de energia elétrica, móvel planejados, visando tornar os espaços habitados práticos para a limpeza e manutenção.
As transformações tecnológicas passaram para os espaços, hoje na hora de projetar ambientes, é preciso fazer previsão do que vem por ai. Lembro me que na década de 80, projetando uma cozinha deixei um espaço para um forno microondas, prevendo tomadas específicas para ele. A cliente abortou a idéia do Microondas, pois disse que jamais teria este equipamento. Alguns anos mais tarde tiveram que fazer adaptações para a instalação do tal Microondas.
Há poucos anos atrás, construímos uma obra prevendo tubulações específicas para pontos de internet em alguns ambientes tais como dormitórios, biblioteca, sala etc… Veio os sistemas Wi-Fi, que permite a interconexão de computadores através de redes sem fio (wireless), que mudou todo o conceito de uso pelo usuário que pode acessar a internet sentado no vaso sanitário.

O arquiteto deve saber administrar estes avanços tecnológicos e as mudanças comportamentais, e um bom exemplo é o compartimento cozinha, onde antes ela fazia parte do setor de serviços em uma residência, hoje ela ganha destaque como setor social. Explicando melhor, toda a residência tem três setores: Social, Serviço e Intimo. São setores que norteiam o perfeito fluxo da casa, evitando conflitos de atividades e refletem em organização espacial.
Quando projetamos a localização da cozinha, instalamos dentro do setor social, criando o chamado “The family room”, ou sala da família, onde a cozinha faz parte da sala. Já são comuns projetos com duas cozinhas, sendo uma social e outra operacional, onde esta última é o ambiente de preparo dos alimentos, e a cozinha social é aquela para lanches, cafezinho com os amigos etc..

Hoje já existem as geladeiras com TV de 13.1″ LCD e rádio embutidos. A TV pode ser utilizada para assistir programas transmitidos via satélite ou cabo (cable), entrada para tocador de DVD e Vídeo Cassete. A geladeira por si só já é excelente, espaçosa, com dispensador de água e de gelo, filtro de água integrado, controlador de temperatura com até 8 sensores.

Já temos os vasos sanitários de alta tecnologia chamado de Washlets, que vem com assentos aquecidos, jato de água que se estende por sob o assento e borrifa água morna, um secador e um controle remoto que permite ajustar a temperatura do assento do vaso e a da água. Hoje 60% dos japoneses dispões desta tecnologia.

Enfim com estas mudanças, os arquitetos são obrigados a estarem atualizados para que possam projetar casas adequadas para futuros moradores.

Fonte:  Pinhal Arquitetura / Colegio de Arquitetos

—————————————-.